quarta-feira, 29 de setembro de 2010

43. Visita ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Pinheiro (MG)


O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, João Batista, juntamente com o Secretário Joel de Carvalho e Odirley Magalhães da Secretária de Agricultura Municipal visitaram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Pinheiro (MG), no intuito de fortalecer as alianças do movimento sindical, através de diálogos e trocas de informações e conhecimentos.

Nota-se que os sindicatos de forma geral vêm desempenhando brilhantemente o seu papel de representante dos trabalhadores rurais diferenciam-se na cultura de cada município, e na diversificação de prestação de serviços, fazendo com que a interação entre ambos torna-se crucial para ampliação do leque de atividades, e benefícios voltados para os trabalhadores rurais.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, João Batista Ferreira, no movimento sindical há várias pessoas com bagagem de muitos anos de luta, e com os quais precisamos buscar sabedoria e conhecimento para melhor gerir a nossa instituição, e que continuarão visitando alguns sindicatos para fortalecer o movimento sindical.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

42. Fique por dentro dos Benefícios Sociais dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

Dentre os Benefícios Sociais dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, destacamos:
Aposentadoria por Idade – Os trabalhadores rurais podem requerer aposentadoria por idade aos 60 anos, se homem, e aos 55 anos, se mulheres, precisam comprovar 180 contribuições mensais (15 anos).

Aposentadoria por Invalidez – Pode-se aposentar por invalidez aquele trabalhador que, por motivo de doença ou acidente, for considerado incapacitado para trabalhar, pela pericia medica da Previdência Social. Para ter direito à aposentadoria por invalidez, o segurado deverá comprovar o mínimo de 12 contribuições (comprovar que trabalhou em atividade rural em 12 meses), sem perda da qualidade de segurado, anteriores a data do inicio da incapacidade, em caso de doença. Já em caso de acidente, basta que esteja contribuindo (ou prove a atividade rural) para ter direito ao beneficio.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição – Para ter direito a aposentadoria integral, o homem deve comprovar, pelo menos, 35 anos de contribuição e a mulher, 30 anos. E no caso aposentadoria proporcional, que tem direito o trabalhador que já era filiado à Previdência Social até 16/12/1998, o segurado tem que combinar tempo de contribuição e idade mínima. Os homens podem dar entrada no pedido de aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição. As mulheres têm direito aos 48 anos de idade e 25 de contribuição.

Aposentadoria Especial – É o beneficio concedido ao trabalhador inscrito na Previdência que tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Devem comprovar, além do tempo de trabalho a exposição efetiva a agentes físicos, biológicos ou associações de agentes prejudiciais.

Outros benefícios:

Auxilio Doença – O salário referente aos primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador empregado é pago pelo empregador. Depois disso, se precisar continuar afastado, o segurado começa a receber o Auxilio Doença do INSS.

Auxilio Acidente – É o beneficio a que o segurado tem direito quando sofre um acidente do qual resultam seqüelas que reduzem permanente sua capacidade de trabalho. O beneficio por ter caráter de indenização, pode ser acumulado com outro

Auxilio Doença que não decorra do mesmo motivo, com o Salário Maternidade e Pensão por Morte, e deixa de ser pago quando o trabalhador se aposenta.

Pensão por Morte – é o beneficio a que tem direito os dependentes do segurado da Previdência Social que falecer. Há três grupos de dependentes: 1° grupo: cônjuge, companheiro ou companheira, filho não emancipado, menor de 21 anos ou filho invalido de qualquer idade; 2° grupo: pais; 3° grupo: irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou invalido de qualquer idade.

Auxilio Reclusão – é o benefício a que tem direito os dependentes do segurado da Previdência Social que for preso, durante todo o período de reclusão ou detenção. É preciso ter qualidade de segurado, ou estar contribuindo para a Previdência Social.

Salário Família – é o beneficio que o segurado da Previdência Social recebe mensalmente para ajudar a sustentar seus filhos, enteados e tutelados de até 14 anos de idade ou inválidos. É pago pela empresa empregadora que deduz da contribuição sobre a folha salarial.

Para comprovar o exercício da atividade rural, através da apresentação dos seguintes documentos: Contrato de Arrendamento, parceria ou comodato rural (bom lembrar que é importante registrar ou reconhecer firma no cartório); Comprovante de Cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Bloco de notas de produtor rural e ou nota fiscal de venda realizada pelo trabalhador rural; comprovante de Cadastro do Instituto Territorial (ITR) ou Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) ou autorização de ocupação temporária fornecida pelo INCRA; declaração do sindicato dos trabalhadores rurais (importante salientar que a declaração do sindicato dos trabalhadores rurais só tem validade se for acompanhada por documentos nos quais conste a atividade a ser comprovada).

terça-feira, 21 de setembro de 2010

41. Trânsito de Patrocínio um perigo constante

Alguns acontecimentos nos fazem refletir sobre a situação do trânsito em nossa cidade, ou seja, mais um acidente com vitima fatal, aconteceu no dia 20 de Setembro de 2.010, nas proximidades do Supermercado do Sindicato.
Estamos preocupadíssimos com a velocidade dos carros nas avenidas da cidade, e também com a segurança de nossos associados que freqüentam o Supermercado do Sindicato, situado na Avenida Faria Pereira, saída bairro Serra Negra.

É sabido que na maioria das cidades vizinhas tem radares, e a velocidade máxima permitida nas avenidas, como a Avenida Faria Pereira é de 60 KM/H. Porque será que em Patrocínio é diferente, ou seja, as melhoras que ocorrem na cidade são para piorar o trânsito, como exemplo as mudanças na Rua Cesário Alvim, que infelizmente a tendência é ocorrer acidentes devido a erros grotescos que não favoreceu o fluxo de veiculo daquela rua.

Solicitamos providências imediatas dos órgãos competentes de nossa cidade, com colocação de radares nas avenidas de trânsito rápido, e também placas sinalizadoras de velocidade permitida dentro do perímetro urbano.

Em relação aos acidentes não podemos colocar a culpa nos motoristas, se permitimos andarem na cidade a qualquer velocidade, porém, estamos conscientes e sabemos que há imprudência, mais devemos fazer a nossa parte para não sermos co-autores dos acidentes de trânsito em nossa cidade.

Somos co-autores por vários motivos, dentre eles, por não fazer nada a fim de melhorar o trânsito de nossa cidade, principalmente, por não cobrarmos investimentos e melhorias no trânsito, dos recursos repassados através de impostos para o município.

Salientamos ainda que Patrocínio esteja em pleno crescimento, e não podemos deixar que o trânsito seja uma barreira negativa nessa ascensão de nossa cidade.

A População agradece pelo empenho e solução imediata destes problemas, pois acreditamos que ninguém quer ver um acidente por dia em nossa cidade.
João Batista Ferreira
Diretor Presidente STR Patrocínio (MG)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

40. As Associações do Banco da Terra receberam visitas dos Técnicos da UTE/MG

As Associações Banco da Terra: Associação Martins Marcelino e Associação Boa Esperança, receberam a visita do Coordenador da UTE/MG (Unidade Técnica Estadual) Divino Manoel do nascimento e da Alessandra Coordenadora do Banco da Terra.
A pedido do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, os representantes da UTE/MG fizeram uma visitas às associações para interar das dificuldades enfrentadas, e também para saber das condições de vida dos mesmos.

No dia 15 de setembro, estiveram na Associação Martins Marcelino, onde uma das reivindicações de maior relevância e que merece esforço imediato, é em relação há um poço artesiano, para sanar as dificuldades por falta de água potável, no qual a Secretária da Agricultura, juntamente com o DAEPA ficaram de atender.
E no dia 16 de setembro, a Alessandra visitou a Associação Boa Esperança, na comunidade de Santo Antonio do Quebranzol ouvindo também os assentados e suas reivindicações e as maiores dificuldades enfrentadas.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, juntamente com os órgãos voltados para o homem do campo, tem a missão de ajudar nas condições de vida e sustentabilidade na área rural.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, Rua Joaquim Carlos dos Santos, 135, Centro Administrativo. Fone: (034) 3831 1494; email: strpatrocinio@hotmail.com e Blog: WWW.strpatrocinio.blogspot.com.

39. O Seminário sobre o Credito Fundiário promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi um sucesso.



O 1° seminário sobre Credito Fundiário teve como finalidade trazer informações para as pessoas que tem interesse em adquirir sua terra, e ainda agregar conhecimento as pessoas para que haja agilidade no processo de execução da proposta.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma politica pública do Governo Federal que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra, agricultores familiares com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento para exploração em regime de economia familiar. É um importante mecanismo de acesso à terra, com foco em combate a pobreza e a consolidação do homem no campo.

E para falar sobre o Credito Fundiário, ninguém melhor que o pessoal da Unidade Técnica Estadual (UTE) que é o principal responsável pela execução do Projeto Credito Fundiário no Estado, em todos os aspectos.


Estiveram presentes o Coordenador da UTE, Divino Manoel do Nascimento; a Priscilla Defaveri, Coordenadora do Sistema SREDE/SIMON; e a Isabella Sanches, Técnica Administrativa (Análise Inicial das propostas).
Com a presença também dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região, ambos empenhados difundir o Programa Crédito Fundiário no Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, e do Dr. Móises representando a FETAEMG, Polo Triangulo Mineiro e Alto Paranaiba.
Quero dizer ainda que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais é uma organização que apóia os interessados em acessar o Crédito Fundiário no município e dará todo o suporte desde, a informação, orientação, ajuda na elaboração, encaminhamento e acompanhamento da proposta.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, Rua Joaquim Carlos dos Santos, 135, Centro Administrativo. Fone: (034) 3831 1494; email: strpatrocinio@hotmail.com e Blog: WWW.strpatrocinio.blogspot.com.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

38. Convite




Seminário de Orientação e Capacitação do PNCF Programa Nacional do Credito Fundiário

Dia 16 de Setembro de 2.010 (quinta feira)

Horário: 08:00 ás 12:00 hs no Auditório da Prefeitura Municipal de Patrocínio.

Informações: STR Patrocínio (34) 3831 1494 João Batista

Sec. Agricultura de Patrocínio (34) 3839 1800 Odirley

“O MDA - Ministério de Desenvolvimento Agrario, por meio da Secretária de Reordenamento Agrario que desenvolve O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo” (site: www.mda.gov.br).

Realização:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio

Unidade Técnica Estadual



Apoio: Secretária Municipal de Agricultura (Odirley)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

37. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio esteve presente na Abertura da AGRIMINAS.


Aconteceu de 02 à 5 de setembro de 2.010, a 5ª FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR DE MINAS GERAIS, na Serraria Souza Pinto, Avenida Assis Chateaubriand, 809, Belo Horizonte – MG, promovida pela FETAEMG Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais, parceiros e sindicatos filiados à federação.


O evento tem o objetivo de abrir mercado para os produtos da agricultura familiar e ao mesmo tempo qualificar agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Foram apresentados ao publico variados produtos da agroindústria familiar e de áreas de assentamento da reforma agrária no Estado. Ainda com palestras técnicas focadas na capacitação de agricultores, reuniões de negócios e oficinas voltadas para o público visitante.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, João Batista Ferreira esteve presente na abertura da AGRIMINAS, e também levou para amostra Café (Café do Cerrado), produto que levou Patrocínio a ser destaque mundial, e que garante o sustento dos Agricultores Familiares de nossa região.



Segundo João Batista “Temos que divulgar o que Patrocínio tem de melhor, e o café alavancou o crescimento de nossa cidade, e manteve a sustentabilidade dos agricultores familiares. Graças ao trabalho de nossos agricultores familiares que Patrocínio é a capital do café.”

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

36. SEMINÁRIO SOBRE O CREDITO FUNDIARIO

“O MDA - Ministério de Desenvolvimento Agrario, por meio da Secretária de Reordenamento Agrario que desenvolve O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma. O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo” (site: http://www.mda.gov.br/).

Acontecerá dia 16 de Setembro de 2.010, no Auditório Geraldo Campos, ás 08:00 horas, o Seminário sobre Credito Fundiário promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio e a UTE - Unidade Tecnica Estadual, para divulgar e mostrar aos interessados quais os procedimentos para acesso ao Credito Fundiario.

E no período da tarde, ás 14:00 horas acontecerá a capacitação dos dirigentes e funcionários dos Sindicatos para agilizar o processo, e facilitar o acesso deste beneficio para nossos trabalhadores rurais, sendo mais um meio de conseguir a tão sonhada terra.

Para maiores informações no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, situado a Rua Joaquim Carlos dos Santos, 135, Centro Administrativo, Fone (34) 3831 1494, email: strpatrocinio@hotmail.com e Blog: WWW.strpatrocinio.blogspot.com.

35. Aniversáriantes do Mês de Setembro

Parabéns aos funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que estão soprando mais uma velinha no mês de setembro.

 Funcionária do Supermercado:
FABIANA PEREIRA 19/09

Funcionários da Sede:
Dra. GILMA GONÇALVES XAVIER 03/09


Dra. MARIA APARECIDA (CIDA) 18/09