sexta-feira, 30 de março de 2012

104.Representantes dos Assentamentos da Reforma Agrária vão ao INCRA

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio promoveu uma viagem ao INCRA, no dia 29 de março de 2.012, para os representantes dos Assentamentos Sinhazinha, São Pedro, Nova Aliança e Acampamento Cristo Rei. Há de ressaltar ainda a presença da Dr. Sonia, representante da FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) entidade que vêm dia a dia buscando junto ao INCRA melhorias para os assentados rurais. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, João Batista Ferreira, solicitou está reunião ao Superintendente do INCRA Carlos Calazans, para tratar dos seguintes assuntos: a regularização dos loteamentos junto ao SRI; regularização da reserva legal e liberação de créditos tanto de fomento como de habitação.
O Superintendente do INCRA, Carlos Calazans explicou que a liberação dos créditos estão na conta dos assentamentos dependendo apenas da regularização de reservas, algo que está sendo resolvido junto à SUPRAM, ou seja, o INCRA está solicitando a SUPRAM a autorização para liberação dos créditos sem a devida regularização de reservas.

segunda-feira, 26 de março de 2012

103.Curso de Produção Artesanal de Alimentos na Comunidade de Taquara

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio em parceria com o SENAR, promoveram nos dias 20/03/2.012 à 23/03/2.012, no Conselho Comunitário de Taquara, o Curso de Produção Artesanal de Alimentos.


O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João Batista Ferreira, esteve presente no último dia do curso, e citou a importância da parceria com o SENAR, proporcionando a capacitação para os trabalhadores (as) e agricultores familiares (as), algo vital para a melhoria da qualidade de vida no campo. Agradeceu aos representantes do SENAR, o Ronan e a Professora Márcia pelo brilhante curso oferecido às comunidades rurais, e pediu para que novos cursos sejam oferecidos para as demais comunidades rurais.
No Curso Artesanal de Produção de Alimentos a programação é a seguinte:


  • Saúde e segurança no trabalho, cuidados no descarte de resíduos;

  • Importância da produção artesanal de alimentos na economia e saúde da família;


  • Higiene e organização do ambiente de trabalho;


  • Aquisição de matéria-prima regionais, material de limpeza e embalagens;

  • Produção, conservação, armazenagem, apresentação e distribuição dos alimentos preparados e higienização final do ambiente de trabalho.

Através do Curso de Produção Artesanal de Alimentos abrirão um leque de possibilidades para um ganho a mais para as mulheres trabalhadoras rurais e agricultoras familiares ao transformar sua produção em produto final.


Parabenizamos aos alunos Betânia, Lúcia, Vaneide, Sandra, Sônia, Deise, Adriana, Daniel, Ana Paula, Márcia e Daniela pelo curso.


Devemos ressaltar que a missão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio é proporcionar a melhoria da qualidade de vida do homem do campo, neste sentido investir em educação, em cursos profissionalizantes, estamos contribuindo para melhoria das condições de vida dos mesmos.

sexta-feira, 2 de março de 2012

101. Solenidade de Formatura do Curso de Tratorista Agrícola

Aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2.012, às 19:30 horas, na Câmara Municipal de Patrocínio, a solenidade de Formatura do Curso de tratorista Agrícola, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, em parceria com o SENAI, Agro Beloni, Colégio Sergio de Freitas Pacheco, Grupo Regional, Grupo Reunidas e Fazenda Daterra.

Os formandos são:
Adilson Antonio da Silva;
Baltazar de Souza;
Clésio Matheus dos Santos;
Daniel de Souza;
Jaci Ferreira da Silva;
Gustavo Henrique Caixeta;
Luiz Antonio dos Reis Junior;
Marcio Eustáquio da Silva;
Mauro Sergio Fernandes;
Nelson Eustáquio Fonseca;
Pedro Rodrigues de Almeida;
Vanderlei Rodrigues;
Wagner Aparecido Pereira Fonseca.
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, João Batista Ferreira, agradeceu aos parceiros que contribuíram para o acontecimento do curso, relatou a importância do tratorista agrícola para o crescimento da produção de nosso País, bem como sua capacitação que influência positivamente diminuindo os custos com manutenção dos tratores. Citou ainda que somente através do conhecimento e da educação que o Brasil poderá ser um País de 1° mundo, e que não é só o poder público que deve preocupar com a educação, também é obrigação da sociedade fazer a sua parte proporcionando acesso a educação para todos.


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio vêm buscando parcerias que possam contribuir para o aperfeiçoamento do homem do campo. Assim instituições com o mesmo propósito procurem o sindicato e vamos juntos construir um País melhor e mais justo através da educação para todos.