sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

63. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio participaram do Encontro Regional de Políticas Agrícolas.












O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, João Batista Ferreira, e o Agrônomo Silas Pinheiro, participaram do Seminário sobre Políticas Agrícolas, promovido pela FETAEMG, no Pólo Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em Uberaba, nos dias 23 e 24 de Fevereiro de 2.011.

Foram discutidos vários Programas voltados para a Agricultura Familiar como o PRONAF, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE entre outros.

Estiveram presentes representantes da Superintendência Estadual do Banco do Brasil, o Sr. Elisio, Agrônomo Estadual do Banco do Brasil e o Giovanni, que citaram que as dificuldades enfrentadas pelo Banco do Brasil em relação à Créditos voltados para a Agricultura Familiar, está relacionado com o acesso aos produtores e Agricultores familiares. Neste sentido é de fundamental importância a participação dos sindicatos, sendo uma entidade facilitadora do acesso ao crédito.

O Gustavo Gerente Regional da EMATER de Uberaba esteve presente, e salientou sobre as dificuldades em relação a vinculação entre os acessos aos créditos e o Licenciamento Ambiental.

Sobre o Licenciamento Ambiental o movimento sindical através da CONTAG, FETAEMG, e sindicatos vêm lutando para que os Agricultores Familiares não sejam onerados, tanto no que tange sobre a obrigatoriedade da Licença ambiental, como também nos prazos para a regularização. Foi discutido também sobre algumas vendas casadas, algo ilegal que acontecem com alguns bancos no estado, ou seja, condicionando os Agricultores Familiares a comprar produtos do banco para liberação do crédito.

Salientamos que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, entidade facilitadora do acesso ao crédito para os Agricultores Familiares, principalmente o PRONAF, estão prestando os seguintes serviços: Emissão de DAP’s (Declaração de Aptidão ao PRONAF); CFC (Balcão do Produtor); e ainda fazemos Laudos Técnicos e Projetos Agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário