EVENTOS

2. Seminário sobre Credito Fundiário


O 1° seminário sobre Credito Fundiário teve como finalidade trazer informações para as pessoas que tem interesse em adquirir sua terra, e ainda agregar conhecimento as pessoas para que haja agilidade no processo de execução da proposta.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma politica pública do Governo Federal que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra, agricultores familiares com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento para exploração em regime de economia familiar. É um importante mecanismo de acesso à terra, com foco em combate a pobreza e a consolidação do homem no campo.

E para falar sobre o Credito Fundiário, ninguém melhor que o pessoal da Unidade Técnica Estadual (UTE) que é o principal responsável pela execução do Projeto Credito Fundiário no Estado, em todos os aspectos.



Estiveram presentes o Coordenador da UTE, Divino Manoel do Nascimento; a Priscilla Defaveri, Coordenadora do Sistema SREDE/SIMON; e a Isabella Sanches, Técnica Administrativa (Análise Inicial das propostas).

Com a presença também dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da região, ambos empenhados difundir o Programa Crédito Fundiário no Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba, e do Dr. Móises representando a FETAEMG, Polo Triangulo Mineiro e Alto Paranaiba.
Quero dizer ainda que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais é uma organização que apóia os interessados em acessar o Crédito Fundiário no município e dará todo o suporte desde, a informação, orientação, ajuda na elaboração, encaminhamento e acompanhamento da proposta.

1. Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Incra promoveram o mutirão de documentação da trabalhadora rural em Patrocínio, no dia 27 de junho de 2.010. No mutirão foram atendidas as mulheres do campo e seus familiares com o fornecimento gratuito de documentos, como Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF, registro no INSS e fotografias.
São parceiros no Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), o INSS, Caixa Econômica Federal, Delegacia da Receita Federal, Delegacia Regional do Trabalho, Prefeitura Municipal, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e os movimentos sociais.


O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, João Batista Ferreira relatou que “Através da FETAEMG (Federação na Agricultura do Estado de Minas Gerais) e CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) entidades representantes dos trabalhadores rurais a nível estadual e federal respectivamente, no qual os sindicatos dos trabalhadores rurais fazem parte, levando e reivindicando atenderem necessidades dos trabalhadores rurais. E a Documentação das Trabalhadoras Rurais foi uma necessidade bastante discutida em Congressos, que passou a ser um objetivo do movimento sindical. Temos o MDA e o INCRA, que apesar das dificuldades tem feito muito para nossos trabalhadores, e o mutirão da documentação da trabalhadora rural é fruto de brilhante trabalho destes órgãos que merecem aplausos”.


Durante o evento foram atendidas aproximadamente 250 pessoas, e a Carteira de Identidade foi o documento com maior procura.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais agradece a parceria da prefeitura municipal, que através da Secretária de Desenvolvimento Social, de Saúde, Agricultura, Trânsito e Transporte foram fundamentais na realização do 1º Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural.