INSTITUCIONAL

CONHEÇA UM POUCO DA HISTORIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PATROCÍNIO

Fundado em março de 1972
Reconhecido pelo Ministério do Trabalho sob o n° 331.100/72
Carta Sindical fornecida pelo Ministério do Trabalho em 11/03/1974
CNPJ- 18.174.334/0001-47
Endereço: Rua Joaquim Carlos dos Santos, 135 – Patrocínio – MG
Telefones:
Sede: (34) 3831-1494
(34) 3831-8092
Supermercado: (34) 3832-2505
Farmácia: (34) 3832-0831


Diretoria fundadora:
Presidente: Samuel da Silva Pinheiro
Secretário: Manoel Fortunato Antunes
Tesoureiro: Adeon da Silva

Presidentes do Sindicato desde sua fundação:
Samuel da Silva Pinheiro – 1972 a 1974
Jose dos Reis – 1974
José Maria Mendes – 1974 a 1977
José de Araújo – 1975
Manoel Pires de Castro – 1977 a 1978
Sebastião Pedro Rocha Filho – 1978 a 1980
Francisco Luiz da Cunha – 1980 a 1982
Silas de Araújo – 1982 a 1989
Any Rocha Vieira – 1989 a 1992
Ezequias dos Reis – 1992 a 1996
Marlene dos Reis – 1996 a 2001
Joel da Silva Carvalho – 2001 a 2009
João Batista Ferreira – 2010 a

Locais de funcionamento:

De 1972 a 1983, o Sindicato funcionou em uma casa residencial situada na rua Jacob Marra, 226 – centro, em Patrocínio.
De 1983 a 1985, no porão do prédio onde funciona atualmente, ficando ali por um ano até que foram concluídas as obras da construção.
Em 1985, inaugurou-se a nova sede e o Sindicato começou suas atividades no prédio em que está até hoje, na Rua Joaquim Carlos dos Santos, 135, Centro Administrativo.

A historia do Sindicato é marcada por momentos de lutas, dificuldades e de glórias:

Samuel Pinheiro, José Maria Mendes e outros, seus primeiros presidentes, enfrentaram grandes dificuldades, pois era período de ditadura militar.
Os Sindicatos do Brasil estavam sob a mira do governo. Havia muita fiscalização, muita retaliação e o nosso Sindicato, em muitos momentos, teve que prestar depoimentos no DOPS e Policia Federal, embora, aos nossos olhos não houvesse motivo para tal, pois sempre fomos amantes da ordem e da paz.
Acreditamos que as conquistas vêm pela boa conversa, pelo bom relacionamento, pois vemos que o outro lado que relacionamos, ou seja, os empregadores rurais, também são trabalhadores que tem suas lutas e dificuldades, e temos procurado ao longo da história do Sindicato, tratá-los com respeito, não tendo com isso de abrir mão de nossos direitos e ideais.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio nasce naquele ano representando 5 municípios: Patrocínio, Serra do Salitre, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza e Coromandel.
Os primeiros presidentes enfrentaram também dificuldades financeiras, trabalhavam apenas pelo idealismo, não recebiam nenhuma ajuda pela assistência prestada e tinham muitas vezes que usar de seus próprios recursos para prosseguir com o ideal de construir um Sindicato forte e justo, que trabalhasse pela classe trabalhadora rural.

Silas de Araújo, com a ajuda de muitos, construiu a sede do Sindicato com muita luta e dificuldade, pois o Sindicato não tinha receitas e a construção só pode ser realizada graças a doações recebidas, empréstimos recebidos da FETAEMG, compreensão dos funcionários que voluntariamente ficavam até 3 meses sem receber seus salários, para que o valor dos mesmo pudessem ser aplicados na obra, para vê-la logo concluída. O lote foi doado pela Prefeitura Municipal ao Sindicato.

Ezequias dos Reis, homem brilhante, inteligente, que tinha a simplicidade de um trabalhador rural. O seu trabalho a frente do Sindicato foi muito importante, fazendo que fosse reconhecido em nosso estado e no Brasil. Algumas de suas conquistas foram: Negociação e implantação da primeira Convenção Coletiva de Trabalho que até então não existia em nossa região; construção do Abrigo do Trabalhador Rural, com cerca de 80 leitos, para tirar das ruas trabalhadores que vinham de outras localidades no período de safra e ficavam ao relento na cidade; aquisição e instalação de um gabinete dentário com a contratação de profissionais na área; informatização do Sindicato; contratação de advogada para assistência jurídica; aumento do numero de funcionários. Uma de suas conquistas mais importantes foi a criação juntamente com o Sindicato Rural e a Justiça do Trabalho do Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista, Órgão pioneiro no Brasil, através do qual foi criado a Lei 9.958 da CLT.

Marlene dos Reis, jovem trabalhadora rural, que teve coragem e ousadia de fundar o Supermercado do Sindicato em março de 1999, órgão tão sonhado pelas diretorias anteriores, que hoje é uma realidade. O Supermercado do Sindicato teve inicio no porão onde funcionou o Sindicato, com dois funcionários, ficando ali por um ano até a construção de sua sede com 200 metros quadrados, ao lado do prédio do Sindicato, na rua Rio Branco. O sucesso do Supermercado foi tanto que logo as suas dependências ficaram muito pequenas, tendo que adquirir um terreno na Av. Faria Pereira e construir uma nova sede mais ampla, com 315 metros quadrados, mais um amplo depósito. Sua mudança para a nova sede aconteceu em outubro de 2001. Outro trabalho importante em seu mandato foi o apoio o município de Serra do Salitre em junho de 1996, ajudando a fundar o Sindicato naquele município que até então faziam parte de Patrocínio.

Joel da Silva Carvalho, presidente de 2001 à 2009, jovem e idealista, que seguiu os passos de seu pai, o primeiro presidente do Sindicato Sr. Samuel da Silva Pinheiro. Seu trabalho foi muito importante, conseguiu aumentar em 190% o numero de sócios do Sindicato, com isto cresceu também o numero de funcionários, diretores e profissionais liberais que prestam serviços ao Sindicato, passando de 12 para 46 colaboradores.
Durante sua gestão elegeu-se vereador representando com brilhantismo a classe rural em dois mandatos. Foi um presidente atuante principalmente na área rural, visitando e participando de reuniões dos Conselhos de Desenvolvimento Rural de todas as comunidades do município de Patrocínio, ouvindo suas reivindicações e tentando atender a cada uma delas. Conseguiu realizar em seu mandato outro sonho da classe, a criação da Farmácia do Trabalhador rural que está em funcionamento desde 12/2004. Durante sua gestão no ano de 2002, apoiou e ajudou a criar o Sindicato dos trabalhadores dos municípios de Coromandel, e em 2009 de Guimarania e Cruzeiro da Fortaleza, que até então pertenciam a este Sindicato. Hoje o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio tem abrangência territorial apenas no município de Patrocínio, mas podendo ter o orgulho de ter três Sindicatos filhos, os quais ajudou a constituir e deu condições a eles de prosseguirem.
Promoveu grandes encontros da classe trabalhadora rural, Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais, Encontro de Aposentados e Pensionistas Rurais com a participação de grande numero de pessoas, mobilizando todo o município.
Em seu mandato realizou obras de ampliação e reforma no porão do Sindicato, fazendo naquele local consultórios médicos, odontológicos, recepção, banheiros. No prédio que funcionou o Supermercado e Farmácia, dividiu em salas e hoje é alugado recebendo uma boa quantia mensal para os cofres da entidade. Reformou e ampliou em quase 100% as dependências da sede do Sindicato, com amplas salas, almoxarifado, arquivo morto, salas para fisioterapia, psicóloga. Hoje o Sindicato tem um moderno prédio, sendo um dos melhores do estado.
No ano de 2007, criou a extensão de base no distrito de São João da Serra Negra, que hoje funciona em prédio cedido pela prefeitura de Patrocínio, com modernas instalações reformadas por este sindicato, tendo ali duas funcionarias e uma fisioterapeuta.

João Batista Ferreira, atual presidente, outro jovem trabalhador rural, o qual fez parte da diretoria anterior como secretário, tesoureiro e foi diretor do Supermercado do Sindicato. Com propósito de chegar a presidência do Sindicato se preparou cursando administração para poder melhor administrar a entidade. É importante citar que o atual presidente disputou eleição com outra chapa conseguindo eleger com quase 80% dos votos, em uma eleição histórica na vida do Sindicato, onde grande numero de associados se fizeram presentes.

Funcionários: Diversos foram os funcionários que passaram pelo Sindicato, dando sua contribuição para o crescimento da entidade, dentre eles citamos os primeiros funcionários: Altamiro Custodio de Faria, Antonio Custódio de Faria, Marlenisio Ferreira e Selma Aparecida. A seguir vieram muitos outros, dentre os quais citamos: Ismene Mendes, Sebastião Eustaquio Pereira, Siméa Araújo, Enia Mendes Araújo, Dra. Gilma Gonçalves Xavier, Zélia Maria Silva, Celma Pereira da Silva, Lucy Martins dos Reis, Cleusa de Oliveira Gomes, Edgar Luiz da Silva e Dra Maria Aparecida Ferreira de Carvalho. Uns já não trabalham mais, saíram, outros se aposentaram, os outros tem 10, 20 e 30 anos que prestam serviços ao Sindicato. Hoje a casa emprega aproximadamente 46 pessoas entre diretores, profissionais liberais e funcionários.