quarta-feira, 15 de junho de 2011

77. Encontro Regional de Dirigentes e Funcionários de STRs (Sindicatos dos Trabalhadores Rurais) sobre Organização Sindical, Gestão e Finanças

Aconteceu de 13 a 15 de Junho de 2.011, no Pólo da FETAEMG em Uberaba (MG) o Encontro Regional de Dirigentes e Funcionários de STRs (Sindicatos dos Trabalhadores Rurais) sobre Organização Sindical, Gestão e Finanças.

Estiveram presentes o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, João Batista Ferreira, o Tesoureiro Almir Jordan Colombo e o funcionário Túlio Marcos.

Com o intuito de aprimorar os conhecimentos, trocar informações e alavancar o crescimento do movimento sindical em Minas Gerais foram discutidos vários assuntos dentre eles: Organização Sindical; Registro Sindical; Contabilidade Sindical; Desconto Aposentados e sobre as 04 principais fontes de recursos do MSTTR (Contribuição Sindical dos Assalariados, Contribuição Sindical da Agricultura Familiar, Contribuição Confederativa e Mensalidades Sociais.

Mostraram as principais finalidades do sindicato que são:
1) Atuar na Defesa dos interesses da categoria em todas as áreas;
2) Melhoria no salário e condições de trabalho;
3) Transporte seguro e segurança no trabalho;
4) Acesso a Terra;
5) Assistência técnica Gratuita e de qualidade;
6) Financiamentos e Créditos (PRONAF);
7) Melhoria da Moradia (Habitação Rural);
8) Acesso a saúde e a Educação de Qualidade;
9) Previdência Social, entre outros.

Neste sentido as funções dos sindicatos dividem em:
a) Representativa – Tratar diretamente com o empregador, tratar diretamente com o estado, buscar apoio e suporte da sociedade civil e em defesa da categoria e filiados (judicial);
b) Negocial - Celebrar acordos com regras jurídicas que regem os contratos de trabalho em seu município e ou base;
c) Assistencial – Prestação de Serviços aos associados, e em alguns casos, a toda a categoria.

Citaram como exemplo o STR de Patrocínio que atua de forma efetiva na área Assistencial, a qual promoveu o crescimento continuo do sindicato estando entre os maiores do Brasil e do estado.

Agregando valor e conhecimento para colocar em prática em nossa base, os cursos de aperfeiçoamento são importantíssimos para o dia a dia dos sindicatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário