segunda-feira, 23 de agosto de 2010

33. Valorize os Trabalhadores Assalariados Rurais

O Modelo de Economia Capitalista tem como lógica a obtenção de lucros ou retornos acima de tudo, onde o ganho, a ganância e os rendimentos são os principais objetivos. E para conseguir retornos é necessário que diminuam custos usando como aliado à tecnologia.

A realidade do Capitalismo, segundo J.B. Libanio “O Capitalismo visa lucro sem limite...Que se gaste menos possível em mão de obra, paguem-se os salários mais baixos possíveis, que inventem máquinas para diminuir o número de operários á custa do emprego. O desemprego traz vantagens, porque obriga os empregados a aceitar remunerações mais baixas”.

Neste sentido podemos avaliar o que o capitalismo vem fazendo com nossos trabalhadores assalariados rurais, principalmente na cultura de café. Os cafeicultores para diminuir custos usam-se maquinários e equipamentos, substituindo quase que por completo a mão de obra, e quando usam de mão de obra quer pagar o mínimo possível, pois comparam o serviço da maquina e do homem apenas no quesito menor custo possível.

que ponto o ser humano pode pensar em lucros, ganhos acima de tudo, sem se preocupar com os outros, ou seja, os trabalhadores assalariados tiram do suor de seu trabalho o sustento de sua família, enquanto que maquinas são apenas maquinas.

Não somos contra o avanço tecnológica, apenas queremos que tenha consciência que podemos ter ganhos, e ao mesmo tempo pensar no bem estar e na qualidade de vida de outras pessoas, ou seja, oferecer salários justos, gratificações e porque não ganhar menos, mais usar a mão de obra como forma de preocupação com a sociedade onde vivemos.

Concluímos que na vida não precisamos de muito para viver, mais o Status, o poder, a ganância, não deixam os seres humanos preocupar ao menos um pouquinho com o próximo.

Vamos mudar está visão e juntos construir uma sociedade onde todos têm o direito de viver dignamente, precisando apenas de cada um fazer a sua parte e olhar um pouco as necessidades dos outros.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio entidade que luta pelos interesses dos trabalhadores rurais, e à disposição dos mesmos para qualquer informação, com a função de servir em tudo que for possível. Trabalhador Rural, o sindicato é nosso, sinta-se em casa....

Nenhum comentário:

Postar um comentário