sexta-feira, 28 de maio de 2010

2. Não Seja um Trabalhador(a) Informal

Senhores Trabalhadores Rurais;

Conforme é do conhecimento de todos à colheita do café neste ano de 2.010 se aproxima, e com ela a abertura de frentes de trabalho com a efetiva contratação de trabalhadores safristas para as mais diversas atividades, que envolvem a safra do café, taís como: trabalhadores para colher café, terreiristas, operadores de colheitadeiras, secadores, entre outros.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio e Região, como entidade representante dos Trabalhadores Rurais, diante dos problemas decorrentes de safras anteriores, buscam sempre orientar os Trabalhadores no intuito de amenizar os possíveis litígios que possam vir decorrer das relações de trabalho oriundas da safra.

Caros trabalhadores, a partir desta semana estaremos publicando semanalmente informações básicas e importantes para vocês.

O primeiro passo para que você possa se sentir protegido na relação de trabalho é ter sempre em mãos os documentos necessários para a sua contratação regular, que são:
01 – Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
02 – Documentos Pessoais (Certidão de Nascimento ou Casamento, CPF, Carteira de Identidade);
03 – Se tiver filhos menores de 14 anos, apresentarem a Certidão de Nascimento, Cartão de Vacina e Declaração da Escola que freqüentam para você ter direito ao recebimento do salário família, pois quem paga é o governo, e exige estes documentos.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para quem venha a prestar algum tipo de serviço profissional no Brasil. Além do mais ela é um dos únicos documentos a reproduzir, esclarecer e comprovar dados sobre a vida funcional do trabalhador.

Trabalhadores e trabalhadoras, jamais trabalhem sem a devida anotação na carteira, pois é ela que te proporciona os direitos junto ao INSS, tanto para benefícios (Auxilio Doença, Auxilio Maternidade, Pensão), quanto para a aposentadoria, e ainda garante os seus direitos trabalhistas. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores (as), principalmente, em relação à aposentadoria que é a comprovação através de documentos, por isto, não trabalhe sem assinar sua CTPS, para não ter problema no futuro.

E para maiores informações, procure-nos: Rua Joaquim Carlos dos Santos, 135, Centro Administrativo, Patrocínio – MG; Fone (34) 3831 1494.

Diretor Presidente - João Batista Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário