sexta-feira, 15 de abril de 2011

70. As Comunidades afetadas pelo Decreto de Desapropriação de 4.700 hectares mostram para a população da cidade a sua produção anual

Aconteceu no dia 14/04/2.011, às 19:00 na Camara Municipal de Patrocínio, uma reunião das comunidades de Santo Antonio da Lagoa seca, Tejuco e Esmeril, com mais de 400 pessoas presentes. No intuito de mostrar para a população de Patrocínio o potencial das comunidades afetadas pelo Decreto N°2.734, de 11 de Março de 2.011, que desapropriam 4.700 hectares para implantação do Complexo Industrial da Vale, e automaticamente buscar mais forças e adeptos à esta causa.


As Comunidades afetadas em sua maioria agricultores familiar, produzem em média 58 mil sacas de café por ano, sendo responsável pela movimentação financeira de aproximadamente 32 milhões de reais no município. A cafeicultura ocupa 39% do movimento total, tem uma boa produção de soja, feijão e milho, e ainda na pecuária produzem leite e gado de corte, e alguns produzem hortifriti e vendem na feira municipal para o sustento da família, ambos estão sendo desapropriados desnecessáriamente.


A reunião foi conduzida pelo Daniel Cardoso, um dos proprietários afetados, que além de mostrar a produção da comunidade afetada, citou várias ponderações entre elas a que “A atitude do Prefeito Municipal foi errada em vez de defender a comunidade que o elegeu, ajudando nas negociações, buscando benefícios junto a Vale para toda a sociedade, estão fazendo o inverso defendendo os interesses de uma multinacional riquíssima, sem principalmente ouvir e respeitar a comunidade.


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio entidade representativa dos Agricultores Familiares, segue junto com a comunidade em busca de justiça, e de sobrevivência frente ao poder capitalista e coercitivo advindos da ganância e poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário