sexta-feira, 1 de abril de 2011

66. O Poder Público do município de Patrocínio viram as costas para a Comunidade de Lagoa Seca


Aconteceu dia 31/03/2.011 , mais uma reunião na Comunidade de Lagoa Seca, com a participação de mais de 300 pessoas da comunidade, no intuito de reivindicar a revogação do Decreto N° 2.734 de 11 de Março de 2.011, que trata-se da Desapropriação de 4.700 hectares envolvendo as Comunidades de Lagoa Seca, Malhadouro e Tejuco, decreto este considerando de extrema urgência.


Com a presença de vários representantes empenhados e apoiando as comunidades rurais prejudicadas, dentre os quais o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, João Batista Ferreira, o Presidente do Sindicato Rural, Sebastião Nunes, representantes da FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais) e COPAM, Jose Divino de Melo e o Advogado Dr. Moises, os vereadores Joel de Carvalho, Alberto Sanarelli, Humberto Donizete (Bebê), Marcilene Jacinto, Dr. Arimatèia, representantes da FAEMG, representando o FONASC e a CBH (Comite das Bacias Hidrograficas) João Climago, assessores do Deputado Deiró Marra, Osvaldo Rodrigues e Juquinha, dentre outros.


Lembrando que o Decreto foi feito de forma ilegal, ou seja, os Decretos dependem de aprovação do poder público e do projeto de implantação (tecnicamente viável e exeqüível), os recursos alocados previstos na Lei do Plano e no Orçamento, e estudo de impactos ambientais. Não existe orçamento, o projeto de implantação da Vale Fertilizantes é apenas para 829 hectares, e as comunidades prejudicadas não foi ouvida, porém enquanto não for revogado, o Decreto é valido, pois foi feito e assinado pelo prefeito municipal. As autoridades e a comunidade local dizem indignados com a atitude do poder público frente a desapropriação, feita de maneira irresponsável, sem pensar nas conseqüências para nosso município.


O prefeito municipal foi convidado (protocolo do convite foi mostrado para todos, evitando desculpas futuras de não ter convidado), mais não compareceu nem enviou representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário