sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

100. As Comunidades Rurais imploram por melhorias nas estradas

Nas reuniões dos Conselhos Comunitários, as pessoas imploram por melhorias nas estradas rurais. Este assunto foi pauta de discussão na reunião no Conselho Comunitário de Mata do Silvano, que aconteceu no dia 22/02/2.012, onde houve grande indignação pelos moradores em referência a calamidade que encontra as estradas daquela região.

E no dia 23/02/2.012, aconteceu a reunião do Conselho Comunitário de Coelhos, com a presença do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João Batista Ferreira, Osvaldo Rodrigues, Paulo César Damasceno, Presidente do Conselho de Corrégo da Mata e o Vereador Joel de Carvalho.

Não sendo diferente o principal assunto também foi a situação precária das estradas rurais. O Presidente do Conselho Comunitário de Coelhos, João Pereira Sobrinho, disse que não estava agüentando mais, e desabafou dizendo “Estamos abandonados pelos políticos” e citou ainda que em uma reunião naquele mesmo conselho, um político disse para os presentes, que os produtores rurais não pedem nada, fica falando apenas em estrada rurais, e que tem que pedir muito mais. Porém não adianta pedir, pois estradas, mata-burros é uma obrigação do poder público e não fazem. E ainda essa relatou ainda sobre a polêmica de tratores nas comunidades que é uma vergonha, ficam fazendo serviços para os grandes proprietários rurais, enquanto que os agricultores familiares e comunidade que precisam ficam na mão. E para finalizar disse que ficar de reunião em reunião todo mês no CMDRS (Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável) não resolve o problema nas comunidades rurais precisam de ação, algo que provavelmente não querem começar.

Em seguida, o Vereador Joel de Carvalho, relatou que praticamente todas as estradas rurais estão em situação precária, disse ainda, que é vereador de oposição e consegue contribuir pouco, e fez uma comparação entre vereador de oposição e situação, mostrando que para vereador de oposição as portas encontram fechadas.

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, João Batista Ferreira falou sobre o PRONAF, da DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) que é o principal documento para participar do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, e as dificuldades para enquadrar neste programa. Relatou sobre Previdência, parcerias do sindicato, cursos em parceria com o SENAR e SENAI, e dos 40 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio.

Por fim aconteceu à entrega de um Freezer, doação do Governo Estadual, através do Deputado Deiró Marra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário