segunda-feira, 5 de julho de 2010

19. Já ouviu falar de Governança Corporativa?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa “Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.”

Neste sentido Governança Corporativa é um conjunto de praticas, procedimentos, atitudes que regem o relacionamento entre os diversos interesses na empresa. Em outras palavras, as empresas pela qual a gestão não é feita pelos donos, como exemplo, os sindicatos, que é administrado por diretores e conselhos fiscais, a boa prática de Governança Corporativa devem ser seguidas.

Dentre os princípios de Governança Corporativa podemos destacar: Transparência (ter transparência em tudo que faz); equidade (Diz respeito a tratamento igual a todos); Prestação de Contas (Mostrar e divulgar anualmente de forma clara e de acordo com a realidade os dados contábeis, mostrando à situação econômica financeira do sindicato para seus sócios e à sociedade); Cumprimento das Leis (Os sindicatos são regidos por estatutos e regimento internos no qual devem ser seguidos, bem como as Leis Municipais, Estaduais e Federais) e ética.

A palavra ética apenas cinco letras, mas tem um valor enorme, e se praticada resolve grande parte dos problemas institucionais. Podemos dizer que para nós diretores do sindicato, e também diretores de outras empresas e instituições que cuidam do patrimônio dos outros (no caso do sindicato Patrimônio dos Associados), necessitamos colocar em todos os nossos atos a ética em primeiro lugar.

É sabido que há pessoas que gostam de levar vantagem em tudo, ou tirar proveito de tudo, mas para ser ético é preciso saber que não podemos ganhar salários, ou remunerações sem trabalhar, ou seja, irmos às instituições apenas para receber. Ou seja, devemos ganhar o que é justo pelo nosso esforço, e mostrar que se assumimos um compromisso com nossos associados, por hipótese nenhuma podemos esbanjar dos recursos da empresa em beneficio próprio. E ainda mais, não adianta falar, escrever, divulgar tem que ser praticado.

No Brasil há a necessidade de Leis que regulamentam a Governança Corporativa para que estas práticas sejam cumpridas nas organizações, pois as boas práticas de Governança Corporativa traduzem em um diferencial para a organização e para o nosso país.

Para que em nosso sindicato os princípios de Governança Corporativa sejam seguidos, depende do esforço de toda a equipe, e cada pessoa fazer a sua parte, pois estes princípios estão relacionados com o caráter das pessoas, algo que vem de berço, mais é algo que deve ser lapidado no dia a dia, buscando sempre o melhor de si.

E vocês associados ajude-nos a colocar em prática estes princípios, sabe como: Observando, cobrando, e apontando os nossos erros, para que possamos fazer de nosso sindicato um modelo para ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário