terça-feira, 22 de junho de 2010

15. Lançamento do Cadastro Nacional de informação Social (CNIS) Rural

A funcionária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Sandra Regina Caixeta, atua na área de Previdência Social deste sindicato, esteve em Belo Horizonte, no Sesc Venda Nova, nesta sexta-feira, 18 de junho, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, participando do lançamento do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, esteve presente no evento para fazer o lançamento do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) Rural. A iniciativa faz parte de um termo de cooperação técnica que será assinado entre a FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), Ministério da Previdência Social e Presidência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) com o objetivo de garantir o acesso aos direitos previdenciários e o reconhecimento automático para os segurados especiais – agricultores familiares.

O acordo permitirá à FETAEMG agilizar o cadastramento dos trabalhadores filiados aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e de seus familiares. Os dados complementarão as informações que integram o CNIS-Rural. A coleta das informações será feita inicialmente por 163 STRs (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) que passaram por capacitações realizadas pela Fetaemg. Cerca de cinco milhões de segurados especiais de todo o Brasil já estão incluídos no CNIS-Rural, conforme o Ministério da Previdência Social.

A grande vantagem do Cadastro Nacional de Informações Sociais é que ele irá facilitar o acesso com maior rapidez dos segurados especiais aos benefícios da previdência, já que serão armazenados em um sistema eletrônico dados dos segurados dispensando a necessidade de apresentação de documentos no momento de requerer a aposentadoria. Mas para fins de comprovação, a documentação precisa ficar arquivada nos STRs. Todo o processo será feito de forma online o que irá garantir maior agilidade no recebimento das informações pelo Ministério da Previdência Social. A expectativa é que com o novo sistema, o trabalhador rural gaste em média 30 minutos para dar entrada na aposentadoria.

Em breve o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio começará a cadastrar os agricultores familiares do município de Patrocínio, facilitando assim o acesso à benefícios previdenciários.

Para maiores informações: No Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Patrocínio, Rua Joaquim Carlos dos Santos, 135, Telefone (034) 3831 1494, email: strpatrocinio@hotmail.com. Ou acesse o blog: www.strpatrocinio.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário